O papamóvel que São João Paulo II usou durante a sua segunda visita ao país sul-americano em 1987, será carro o símbolo da ExpoAuto Argntina 2017, a ser realizada no dia 9 de abril, na cidade de Francisco Alvarez, em Buenos Aires.

A oitava edição procura difundir a história da indústria automotiva da Argentina através da exposição de carros significativos, palestras e oficinas.

O papamóvel que será exibido, Chevrolet C10 Silverado, foi um dos dois carros usados por São João Paulo II durante a sua visita à Argentina entre os dias 6 e 12 de abril, há trinta anos.

Naquela ocasião, foi convidado pelas conferências episcopais do Chile e da Argentina em agradecimento pela mediação Papal do Vaticano no conflito fronteiriço do Canal de Beagle.

Durante a sua viagem, o Santo Padre percorreu por dez cidades argentinas: Buenos Aires, Bahia Blanca, Viedma, Mendoza, Córdoba, Tucumán, Salta, Corrientes, Paraná e Rosario.

O papamóvel será exibido na Expo Auto junto com cerca de 250 veículos, de diferentes marcas de automóveis produzidos no país e provenientes de mais de 20 clubes, associações e expositores especiais.

Em declarações à agência Efe, Gustavo Folder, um dos organizadores do evento destacou a iniciativa pois a escolha do ‘Chevrolet papal’ é “fora do comum” no mundo automotivo.

Folder explicou que o papamóvel está no Museu Udaondo, em Buenos Aires e antes de ser trasladado será limpo e revisado para verificar como circula, porque está guardado durante esse tempo.

O organizador precisou que a ExpoAuto 2017 é um evento leigo e até agora descartaram a possibilidade de entrar em contato com representantes do Vaticano ou do governo argentino.

Para mais informações sobre o evento: Facebook/autoargentino.

Confira também: