Na inauguração da 74ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no dia 24 de maio, o Papa Francisco pediu aos bispos que prestem mais atenção à formação dos seminaristas. O Papa advertiu para “um perigo muito grande, que é errar na formação e na missão dos seminaristas”. Lamentou que “muitas vezes vimos seminaristas que pareciam bons, mas eles eram rígidos. A rigidez não é do bom espírito, por trás da rigidez havia outros problemas”.

O papa comentou sobre os casos de seminaristas que foram admitidos sem as informações suficientes, depois de abandonar outras congregações e dioceses. Ao mencionar uma carta do prefeito da Congregação para o Clero sobre a formação sacerdotal, o Santo Padre advertiu: “Não podemos brincar com os jovens que vêm ao seminário”.

Ao chegar ao hotel de Roma onde acontece a Assembleia, o Papa presidiu uma oração na qual todos os presentes invocaram o Espírito Santo. Posteriormente, o presidente do CEI, cardeal Gualtiero Bassetti, agradeceu ao Santo Padre pela sua presença na abertura da Assembleia Geral, que nesta ocasião aborda o tema: “Anunciar o Evangelho em tempos de renascimento – Para iniciar uma caminhada sinodal”.

Em seguida, o Papa dirigiu algumas palavras aos bispos de uma forma espontânea e abordou brevemente três temas: os tribunais, os seminários e o sínodo.

No que diz respeito aos tribunais, o Santo Padre afirmou estar satisfeito com os passos dados. O Papa também comentou que “está prevista uma visita de dois juízes” da Rota Romana ao tribunal e que recentemente conversou com o decano sobre o tema.

Por último, o papa falou sobre o Sínodo. Comentou que os bispos italianos “começarão a caminhar” e lembrou que “muitas coisas aconteceram desde o primeiro encontro em São Pedro até hoje”.

O papa disse que “a amnésia também acontece na CEI, esquecemos o que fizemos e vamos em frente, e uma das coisas que esquecemos foi o Congresso de Florença, há cinco anos”. Para o Santo Padre, “o sínodo da Igreja italiana deve basear-se no congresso de Florença” porque “o encontro de Florença é o patrimônio que deve iluminar este momento”.

Segundo o papa, “o sínodo deve começar de baixo para cima, nas pequenas comunidades, nas paróquias e isso nos pedirá paciência, nos pedirá trabalho, nos fará conversar com o povo”.

Confira também: