O Papa Francisco fez uma visita privada a Casa Mateus 25, um local onde várias congregações religiosas ajudam os mais necessitados em Moçambique.

A visita foi realizada após o encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas do país na Catedral da Imaculada Conceição.

Ao chegar, o Papa Francisco foi recebido por três crianças e pelo presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, enquanto um coral cantava uma canção para o Pontífice.

Já dentro da casa e perto da capela onde foi colocada uma placa comemorativa, três religiosas e um sacerdote, que fazem parte da coordenação da obra, estavam esperando por ele. O Papa rezou brevemente no local e recebeu como presente uma cruz e uma foto daqueles que recebem ajuda na casa.

Em seguida, o Santo Padre presenteou a casa com uma réplica da Virgem das Lágrimas, uma devoção que surgiu em Siracusa (Itália), onde uma imagem do Imaculado Coração de Maria derramou lágrimas.

Este fato ocorreu em 1953, na casa do humilde casal Angelo Lannuso e Antonina Lucia Giusti, que tinham a imagem de gesso com relevo que penduravam em cima do leito matrimonial e que derramou lágrimas entre 29 de agosto e 1º de setembro.

A imagem era um presente de casamento e, quando ela chorou, a primeira a vê-la foi Antonina, que estava grávida de seu primeiro filho. Em 12 de dezembro de 1953, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Guadalupe, os bispos da região da Sicília declararam por unanimidade que a imagem da Mãe de Deus havia realmente chorado.

Depois de cumprimentar pessoalmente os que são atendidos na Casa Mateus 25, o Papa Francisco se dirigiu à Nunciatura, onde é acolhido pelos jesuítas de Moçambique.

A Casa Mateus 25

A Casa Mateus 25 foi inaugurada em 19 de julho de 2018 e leva o nome do constante convite que o Papa Francisco faz para viver intensamente o que o Evangelho de Mateus diz no capítulo 25. Para o Santo Padre, este é “o protocolo segundo o qual seremos julgados".

No versículo 31, o Evangelho lembra que quando "o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele", julgará todos, enviando ao Reino de Deus aqueles que trabalharam com misericórdia e ao "fogo eterno" aqueles que não o fizeram.

“Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim", dizem os versículos 35 e 36.

Com esse lema, aqueles que servem na Casa Mateus 25 se entregam generosamente para ajudar um grupo de 70 a 120 pessoas por dia, como crianças de rua, pessoas sem-teto, dependentes químicos, doentes, entre outros.

Quando servem às crianças, os responsáveis ​​pela ajuda também oferecem uma breve catequese sobre uma parábola do Evangelho ou sobre a vida de um santo.

Algumas das congregações que servem nesta casa são: as Filhas da Caridade de São Vicente, os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Concepcionistas, a Congregação da Missão, os Missionários Franciscanos de Maria, a Comunidade de Sant’Egídio.

Confira também: