Em seu discurso diante das autoridades moçambicanas, o Papa Francisco dirigiu algumas palavras às pessoas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth que, nos meses de março e abril, devastaram grandes áreas do país e de outros países vizinhos.

Nas suas palavras, pronunciadas nesta quinta-feira, 5 de setembro, no Palácio Presidencial de Maputo, depois de cumprimentar o presidente e sua família, o Santo Padre expressou que “proximidade e solidariedade sejam dirigidas a todos aqueles sobre quem se abateram recentemente os ciclones Idai e Kenneth, cujas devastadoras consequências continuam a pesar sobre tantas famílias, principalmente nos lugares onde ainda não foi possível a reconstrução, requerendo esta especial atenção”.

Os ciclones Idai e Kenneth atingiram Moçambique em março e abril. O primeiro deixou um saldo de 600 mortes e um milhão de afetados, enquanto o segundo causou 38 mortes e dezenas de milhares de afetados.

Além disso, os ciclones causaram o desenvolvimento de uma epidemia de cólera em regiões devastadas por esses desastres naturais.

O Papa lamentou que nesta viagem "não poderei ir pessoalmente até junto de vós, mas quero que saibais que partilho a vossa angústia, sofrimento e também o compromisso da comunidade católica para fazer frente a tão dura situação".

"No meio da catástrofe e da desolação, peço à Providência que não falte a solicitude de todos os atores civis e sociais que, pondo a pessoa no centro, sejam capazes de promover a necessária reconstrução",  afirmou.

Confira também: