Ao finalizar a catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de março, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco se solidarizou com as vítimas das inundações em Moçambique, Zimbábue e Malauí, em consequência do ciclone Idai.

“Nestes dias, grandes inundações semearam luto e devastação em diferentes regiões de Moçambique, Zimbábue e Malauí. A essas queridas populações, expresso a minha dor e a minha proximidade. Confio as muitas vítimas e suas famílias à misericórdia de Deus e imploro conforto e apoio aos que foram atingidos por esta calamidade”, foram as palavras do Santo Padre.

As intensas chuvas registradas ao longo desta semana nesses três países da África, que provocaram o transbordamento de vários rios, inundando populações inteiras, deixaram um balanço incerto de vítimas. A Cáritas informou que há ao menos 200 mortos, mas poderia ser mais.

Algumas fontes, entre as quais o próprio governo de Moçambique, falam em mais de 1000 falecidos, uma cifra que poderia ser superior, levando em consideração que mais de um milhão de pessoas estão afetadas de algum modo.

Além disso, uma vez que as águas baixem, as populações afetadas deverão enfrentar riscos de epidemias e de desabastecimento de alimentos e remédios.

Confira também: