A Santa Sé comunicou hoje (7) que o papa Francisco saiu da cirurgia abdominal à que foi submetido. O procedimento médico “ocorreu sem complicações”.

Segundo a sala de Imprensa da Santa Sé, o papa de 86 anos ficará no Hospital Gemelli de Roma por alguns dias para se recuperar.

Em uma cirurgia que durou três horas, o papa Francisco passou por uma laparotomia e reconstrução da parede abdominal com materiais protéticos no início da tarde de hoje.

A operação sob anestesia geral foi planejada pela equipe médica do papa nos últimos dias, depois que se tornou necessária devido a uma hérnia que causava sintomas recorrentes, dolorosos e agravantes, segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A cirurgia tentou reparar uma hérnia incisional, um tipo de hérnia da parede abdominal no local de uma incisão cirúrgica anterior. No caso do papa, isso pode ser resultado das cicatrizes causadas pela cirurgia de cólon do papa em julho de 2021.

O jornal italiano Il Messaggero noticiou que o cirurgião encarregado da operação do papa foi Sergio Alfieri, o mesmo que operou o papa Francisco em julho de 2021, quando o papa teve parte do cólon removido devido a diverticulite.

O papa Francisco partiu para o hospital imediatamente após saudar os peregrinos em sua audiência geral de quarta-feira, onde o papa rezou diante de uma relíquia de Santa Teresa de Lisieux.

O papa foi levado ao Hospital Gemelli em um Fiat 500 branco com vidros fumês sob escolta policial.

Assim que a notícia da cirurgia do papa foi divulgada, as pessoas começaram a se reunir em frente ao hospital onde ele estava sendo tratado.

“Nós o seguimos com nosso carinho. Nós o acompanhamos com nossas orações, esperando que tudo se resolva o mais rápido possível e ele volte a exercer seu ministério”, disse o cardeal Pietro Parolin aos jornalistas respondendo sobre o estado de saúde do papa.

O cardeal acrescentou que espera que o papa Francisco continue a trabalhar em sua cama de hospital enquanto se recupera.

“Mesmo que de um leito de hospital, ele retomará o exercício de seu ministério. Portanto, se houver coisas que precisam ser decididas com urgência, elas serão levadas a ele no hospital Gemelli”, disse Parolin, de acordo com o canal de notícias britânico Sky News.

O papa Francisco foi hospitalizado três vezes nos últimos dois anos. O papa foi hospitalizado por quatro dias em março por causa de uma infecção pulmonar e também lidou este ano com uma recorrência de diverticulite, uma inflamação dolorosa de protuberâncias no intestino grosso após sua operação em julho de 2021.

Desde o início de 2022, o papa sofre com dores no joelho. Ele começou a ter dificuldade em ficar de pé e andar e usa bengala e cadeira de rodas há mais de um ano.

O papa Francisco disse aos bispos italianos em maio do ano passado que não queria operar o joelho porque não queria se recuperar novamente da anestesia geral após sua última cirurgia.

Uma diocese italiana observou hoje (7) em um comunicado de imprensa que havia sido notificada pela Prefeitura da Casa Papal de que todas as audiências do papa Francisco, incluindo audiências gerais, foram canceladas até 18 de junho devido à cirurgia do papa.

Confira também: