Após concluir o Ângelus de domingo na Praça de São Pedro, o Papa Francisco ofereceu as suas orações pelas vítimas das inundações que nos últimos dias atingiram gravemente Índia, Nepal e Bangladesh.

De acordo com fontes locais, estas inundações foram as mais graves nos últimos 60 anos e provocaram mais de 1200 mortes nos três países.

A CNN informa que, de acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e da Meia Lua Vermelha (FIRC), há cerca de 24 milhões de pessoas afetadas nas três nações.

“A situação está indo de mal a pior”, disse Jagan Chapagain, sub-secretário geral de programas e operações da FICR. “Comunidades inteiras foram isoladas, a única maneira de ajudá-las é por meio de barcos e muitos estão ficando sem comida”, acrescentou.

Agosto é a temporada das monções no sul da Ásia, período no qual grande parte do subcontinente é inundado por fortes chuvas.

Reaz Ahmed, diretor geral do Departamento de Gerenciamento de Desastres de Bangladesh, disse à CNN que 118 pessoas faleceram e mais de 45 mil casas foram destruídas em seu país.

Na Índia, morreram mais de 400 pessoas nos três estados afetados: Assam, Bihar e Uttar Pradesh.

No Nepal, além de centenas de falecidos, calculam que cerca de 80 mil casas foram atingidas.

Na oração do Ângelus de domingo, o Papa Francisco disse que “nos últimos dias grandes inundações atingiram Bangladesh, Nepal e Índia. Expresso a minha proximidade pelas vítimas e rezo por todos aqueles que sofrem por causa destas calamidades”.

Confira também: