Após a oração do Ângelus de domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco reiterou sua proximidade às pessoas que sofrem devido às graves inundações no Sul da Ásia e aos afetados pela passagem do furacão Harvey nos Estados Unidos.

As inundações no Nepal, na Índia e em Bangladesh, as mais graves dos últimos 60 anos segundo os especialistas, provocaram a morte de mais de 1.200 pessoas e milhares de vítimas nas três nações.

A proximidade do Santo Padre a essas nações asiáticas e o seu desejo de visitar novamente este continente o levaram a anunciar uma visita a Bangladesh de 30 de novembro a 2 de dezembro. Antes de chegar ao país, permanecerá três dias em Myanmar.

Em 27 de agosto, depois da oração do Ângelus na Praça de São Pedro, Francisco rezou pelos afetados pelas inundações na Índia, no Nepal e em Bangladesh.

Por outro lado, a passagem do furacão Harvey nos Estados Unidos provocou a morte de mais de 40 pessoas, enquanto outras 19 continuam desaparecidas; e as inundações deixaram milhares de desabrigados.

Depois da oração mariana de domingo, o Santo Padre disse: “Ao renovar a minha proximidade espiritual para com as populações do sul da Ásia, que ainda sofrem as consequências das inundações, quero exprimir também a minha viva participação nos sofrimentos dos habitantes do Texas da Louisiana”, nos Estados Unidos.

Essas populações, disse o Pontífice, foram atingidas “por um furacão e chuvas excepcionais, que causaram vítimas, milhares de deslocados e enormes danos materiais”.

“Peço a Maria Santíssima, Consoladora dos aflitos, que obtenha do Senhor a graça do conforto por estes nossos irmãos tão duramente afetados”, concluiu.

Em 31 de agosto, através do seu Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o Pontífice expressou sua proximidade aos afetados pelo furacão Harvey e rezou pelos falecidos e pelas pessoas que responsáveis pelas equipes de resgate e reconstrução.

Confira também: