O Papa Francisco reestruturou a Província Eclesiástica de Belém (PA), ao elevar a Prelazia do Xingu à Diocese de Xingu-Altamira, ao criar a Prelazia de Alto Xingu-Tucumã e ao elevar a Diocese de Santarém à Arquidiocese, criando assim a Província Eclesiástica de Santarém; além disso, fez as nomeações episcopais para as respectivas circunscrições.

Diocese de Xingu-Altamira

O Santo Padre extinguiu a Prelazia do Xingu e erigiu a Diocese de Xingu-Altamira. Fazem parte da nova diocese os municípios paraenses de: Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Gurupá, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas.

Francisco também nomeou como bispo Dom João Muniz Alves, franciscano que até então exerceu a função de bispo prelado nesta mesma circunscrição eclesiástica.

Dom João Muniz Alves nasceu em Santa Rita (MA), em 8 de janeiro de 1961. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI). Obteve o mestrado  em Filosofia pelo Pontifício Ateneo Antonianum e doutorado pela Pontifícia Accademia Alfonsiana de Roma.

Emitiu a profissão solene na Ordem dos Frades Menores Franciscanos em 14 de janeiro de 1991 e foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 1993. Foi nomeado Bispo Prelado do Xingu em 23 de dezembro de 2015 e recebeu a ordenação episcopal em 5 de março de 2016.

Prelazia de Alto Xingu-Tucumã

O Pontífice também comunicou a criação da Prelazia de Alto Xingu-Tucumã, desmembrando parte do território da Prelazia do Xingu. O território da nova prelazia é composto pelos municípios de: Tucumã, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Bannach, Cumaru do Norte e Água Azul do Norte.

Como Bispo Prelado, Francisco nomeou Padre Jesús María López Mauoléon, que atuava até então na Arquidiocese de Fortaleza (CE), como pároco de São Pedro, em Barra do Ceará, e vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”.

O Bispo nomeado nasceu em 5 de março de 1955, em Mues, Navarra, Espanha. Frequentou o curso de Filosofia no Seminário São Nicolau de Tolentino, em Fuenterrabia, Guipúzcoa, Espanha, e Teologia no Seminário Maior de Marcilla, Navarra.

Emitiu sua profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980 e foi ordenado sacerdote em 18 de julho de 1981.

Durante o ministério sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: Vigário Paroquial de São Sebastião, Chiclana de la Frontiera, Cádiz, Espanha (1982-1986); Vigário Paroquial de Santa Rita, em Madri (1987-1991); Pároco em Sástago, Saragoça (1991-1994); Pároco de Santa Maria del Águila em Almeria (1994-1997); professor do Instituto de Bacharelado em Lodosa, Navarra (1997-1999).

Em agosto de 1999, veio para o Brasil, onde ocupou os seguintes cargos: na Diocese de Tianguá (CE), foi vigário paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres em Guaraciaba do Norte e professor de teologia (1999-2001); na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), foi vigário paroquial de Nossa Senhora da Consolação na sede diocesana; na Diocese de Franca (SP), foi pároco de Nossa Senhora Aparecida na cidade sede e professor de filosofia no Instituto Agostiniano (2003-2011); Vigário paroquial na missão agostiniana na Prelzia de Lábrea (AM) e professor de teologia em Rio Branco (AC) (2001); na Arquidiocese de Fortaleza (CE), foi vigário paroquial e coordenador da equipe de padres da área pastoral de Barra do Ceará na região metropolitana (2011-2012).

Atualmente, exerce seu ministério em Fortaleza, como pároco de São Pedro e vigário episcopal da região de Nossa Senhora da Assunção.

Arquidiocese de Santarém

O Papa Francisco também erigiu a Província Eclesiástica de Santarém, elevando a então Diocese de Santarém à Arquidiocese e sede da nova província, a qual terá como sufragâneas: a Diocese de Óbidos, a Prelazia territorial de Itaituba e a nova Diocese de Xingu-Altamira e a nova Prelazia de Alto Xingu-Tucumã.

Por sua vez, a Província Eclesiástica de Belém (PA) conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a Prelazia territorial de Marajó.

O Pontífice nomeou como primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém Dom Irineu Roman, até então Bispo auxiliar de Belém.

Dom Roman nasceu em 10 de agosto de 1958, em Vista Alegre do Prata, Diocese de Caxias do Sul (RS). Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, em Viamão (RS) e na Universidade de Caxias do Sul, e Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina (PR) e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS).

Emitiu sua profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988 na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e foi ordenado sacerdote em 1º de janeiro de 1990.

Mais em

Em 8 de janeiro de 2014, foi nomeado Bispo auxiliar de Belém e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março do mesmo ano.

Confira também: