O Papa Francisco recebeu na manhã de ontem, 17 de setembro, no Vaticano, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla e principal figura do mundo cristão ortodoxo, Bartolomeu I, depois de tê-lo presenteado com uma urna com as relíquias de São Pedro.

Antes da reunião com o Santo Padre, o Patriarca fez uma breve saudação aos purpurados membros do Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco para a reforma da cúria do Vaticano.

No encontro, ao qual chegou a convite do secretário do conselho, Dom Marcello Semeraro, o Patriarca, segundo informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, “destacou o valor da sinodalidade na Igreja ortodoxa e assegurou suas orações”.

Ao concluir a reunião, o Papa Francisco e o Patriarca almoçaram juntos, acompanhados pelas respectivas delegações, na Casa Santa Marta.

Em 29 de junho, o Papa Francisco presenteou uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla com uma urna com nove fragmentos de ossos do túmulo de São Pedro, embaixo da basílica vaticana, onde as relíquias do apóstolo são preservadas.

Junto com a urna, o Papa enviou a Bartolomeu uma carta explicando a razão do presente: “Este gesto quer ser uma confirmação do caminho que nossas igrejas empreenderam para se aproximarem: um caminho que às vezes é exigente e difícil, mas que vai acompanhado por sinais claros da graça de Deus”.

Agora, as relíquias de São Pedro serão veneradas junto com as do apóstolo Santo André, irmão de São Pedro, na sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, na cidade turca de Istambul.

Confira também: