O papa Francisco recebeu, no Vaticano, a visita de Noemi, uma menina italiana que em maio de 2019, aos 4 anos de idade, foi ferida pelo crime organizado em Nápoles.

O encontro privado de Noemi com o Santo Padre aconteceu na Casa Santa Marta, na tarde do dia 7 de junho, e durou uma hora. Também estiveram presentes no encontro os pais da menina, Stefano Staiano e Tania Esposito, e o arcebispo de Nápoles, Dom Domenico Battaglia.

A mãe de Noemi disse à Vatican News que sua filha esteve lutando entre a vida e a morte, mas que teve as forças para voltar a levantar-se e caminhar. Para ela, não foi uma questão de “sorte”, mas sim, um milagre. Sobre a reunião com o papa, ela afirmou que foi “um encontro emocionante”.

Depois de orarem juntos, o Santo Padre os animou dizendo: “Mesmo que a máfia destrua as esperanças, sigam adiante”.

Noemi foi vítima da Camorra, a máfia napolitana, e correu risco de vida. Após a sua recuperação, os jovens pais da menina queriam se encontrar com o papa. Eles perguntaram sobre a possibilidade ao arcebispo emérito de Nápoles, mas a visita não foi possível devido à pandemia. Mas quando o atual arcebispo, Domenico Battaglia, soube do caso, ele visitou pessoalmente a família para conhecer a criança.

“Na ocasião, dissemos a ele que estaríamos encantados de que a nossa filha conhecesse o Papa. Ele prometeu trazê-la e cumpriu a sua promessa”, disse a dona Tania, mãe de Noemi. Ela destacou a simplicidade do pontífice durante o encontro e a emoção que sentiu quando a menina e o Santo Padre “rezaram juntos uma oração, porque Noemi frequenta uma escola de freiras e sabe todas as orações de cor”.

Os pais contaram ao papa a experiência vivida com Noemi, que foi vítima de um fogo cruzado do crime organizado em Nápoles. Conversaram sobre o que vivenciaram nos últimos dois anos e sobre as condições de saúde da menina, que ainda precisa fazer cirurgias na coluna.

O papa comentou que “a máfia destrói esperanças, atropela direitos, mas Deus sempre seguirá os passos de sua maravilhosa criatura”.

A família entregou ao Santo Padre uma pequena estátua, comprada na tradicional rua napolitana São Gregório dos Armênios, que representa o próprio papa Francisco acenando. Quando o papa abriu o presente, perguntou à menina, sorrindo: “Quem é?” E a menina disse: “É você”.

O Santo Padre animou a família a olhar “para frente” e, logo, oraram juntos.

Confira também: