O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã de hoje no Vaticano, o presidente da República da Armênia, Serzh Sargsyan, por ocasião da inauguração da estátua de São Gregório de Narek, Doutor da Igreja nos Jardins do Vaticano.

Depois do encontro com o Santo Padre, o presidente armênio também se reuniu com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

Segundo um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, as conversas ocorreram em um clima de cordialidade e durante o encontro foi expressa grande satisfação pelas boas relações existentes entre a Santa Sé e a Armênia.

Além disso, falaram sobre temas relacionados ao contexto político regional, auspiciando a solução das situações de conflito na Armênia.

Por outro lado, foram abordados outros temas de atualidade internacional, bem como a condição dos cristãos e das minorias religiosas, especialmente nos lugares de guerra.

Finalmente, destacaram que a inauguração da estátua de São Gregório de Narek, importante santo armênio, nos Jardins do Vaticano é uma ocasião para promover ainda mais as relações entre a Igreja Católica e o Estado Armênio, bem como entre a Igreja Apostólica Armênia e a Igreja católica.

São Gregório de Narek é considerado um herói da cultura armênia, além de ponte entre o Oriente e o Ocidente. Foi monge, teólogo, filósofo, místico e poeta armênio que viveu entre 951 e 1010. É conhecido por modelar o pensamento oriental cristão.

O Papa Francisco também se reuniu com o Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Armênios, Sua Santidade Karekin II, e com o Catholicos da Igreja Apostólica Armênia da Cilicia, Sua Santidade Aram I.

Confira também: