Por ocasião do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco presidirá no próximo dia 5 de maio na Basílica de São Pedro uma Vigília de oração “Para enxugar as lágrimas” dos que sofrem uma dor física ou espiritual, quando estará exposto o relicário de Nossa Senhora das Lágrimas de Siracusa para a veneração dos fiéis.

Segundo recordou a Rádio Vaticano, “consolar os afligidos, é uma das sete obras de misericórdia espirituais”. Nesse sentido, este evento permitirá “enxugar os rostos banhados por lágrimas de um sofrimento físico ou espiritual, trazendo consolação e esperança”.

“Este evento Jubilar – indicou a Rádio Vaticano – quer ser sinal visível da misericórdia do Pai, que estende suas mãos para enxugar as lágrimas de uma mãe ou de um pai que perderam um filho, de um filho que perdeu um pai, de quem enfrenta uma doença ou perdeu o trabalho ou não encontra algum, de quem vive situações de discórdia na família e de quem sente solidão porque tem idade avançada, de quem sofre um desconforto existencial, de quem sofreu algum tipo de injustiça, de quem perdeu o sentido da própria vida ou não consegue encontrar algum”.

“São tantos, e de todos os tipos, os pequenos ou grandes sofrimentos que cada um traz dentro de si, mas todos certamente são verdadeiros e nos levam falta de esperança e de confiança”, assinalou.

Do mesmo modo, será exposto o relicário de Nossa Senhora das Lágrimas de Siracusa, ligado ao prodigioso fenômeno ocorrido em 29 de agosto e em 1º de setembro de 1953, na casa de um jovem casal de esposos, Angelo Iannuso e Antonina Giusto, quando um quadro de gesso, que representava o Imaculado Coração de Maria, derramou lágrimas humanas. O relicário contém parte das lágrimas brotadas milagrosamente da imagem de Nossa Senhora.

Confira também: