“O problema do nascimento é uma verdadeira emergência social”, por isso é o “momento de dar respostas reais às famílias e aos jovens”, disse o papa Francisco hoje (12), numa saudação enviada aos participantes da segunda edição dos Estados Gerais de Natalidade que se reúnem em Roma nos dias 12 e 13 de maio. 

“Acompanharei de perto o seu trabalho, porque o problema da natalidade é uma verdadeira emergência social. Não é imediatamente perceptível, como outros problemas da atualidade, mas é muito urgente: cada vez menos crianças nascem e isso significa empobrecer o futuro de todos; a Itália, a Europa e o Ocidente estão empobrecendo seu futuro", disse o papa.

“É o momento de dar respostas concretas às famílias e aos jovens: a esperança não pode e não deve morrer à espera”, disse o papa.

"Queridos amigos, as coisas podem mudar se, sem medo, além dos interesses partidários e das ideologias, trabalhamos juntos", disse.

O papa disse esperar que "em todos os níveis -institucional, midiático, cultural, econômico e social- promovam, melhorem e apliquem políticas específicas destinadas a relançar a natalidade e a família" para que se possa "reverter o curso deste frio inverno demográfico".

“Gosto de ver como o tema da natalidade é capaz de unir, não de dividir. Empresas, bancos, associações, sindicatos, atletas, atores, escritores, políticos, todos juntos para refletir sobre como voltar a se encantar com a vida”, concluiu o papa.

Confira também: