O Papa Francisco pediu orações pela paz na Ucrânia, na véspera do encontro entre os presidentes da Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e Volodimir Zelenski, respectivamente, em Paris.

"Amanhã, se realizará, em Paris, um encontro entre os presidentes da Ucrânia, Rússia, França e da Chanceler Federal Alemã, conhecido como ‘Formato da Normandia’, a fim de buscar soluções para o conflito doloroso em andamento há anos no Leste da Ucrânia" , disse o Santo Padre após a oração do Ângelus, no domingo, 8 de dezembro, na Praça de São Pedro.

“Acompanho o encontro com a oração, uma oração intensa, porque lá a paz é necessária, e convido vocês a fazerem o mesmo, para que essa iniciativa de diálogo político possa dar frutos de paz na justiça daquele território e à sua população”, indicou o Papa Francisco.

Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, Putin e Zelenski se reunirão em Paris, em um encontro promovido pela França e pela Alemanha para reiniciar os diálogos de paz na Ucrânia, um conflito no qual mais de 13 mil pessoas morreram.

O encontro também poderia relançar as relações russo-europeias, quase interrompidas desde a anexação da Crimeia ucraniana pela Rússia em 2014, o que provocou o conflito armado no leste do país.

A guerra no Donbass ou no Leste da Ucrânia começou em 12 de abril de 2014, como reação ao chamado Euromaidan, que começou após os protestos pró-Rússia neste país e a declaração de independência de Donetsk e Lugansk.

O Euromaidan é o nome dado às manifestações de natureza europeísta e nacionalista na Ucrânia que começaram em novembro de 2013 e levaram à derrubada do presidente eleito Viktor Yanukovich, do Partido das Regiões pró-Rússia.

Confira também: