O papa Francisco pediu ao bispo italiano Dom Egidio Miragoli que visite, em seu nome, a Congregação para o Clero. A notícia foi anunciada pelo próprio Dom Miragoli, bispo de Mondovì, na Itália, em uma mensagem aos sacerdotes da sua diocese.

A Congregação para o Clero é o dicastério da Cúria Romana que cuida de todos os assuntos relacionados com os sacerdotes diocesanos, incluindo a formação nos seminários. O prefeito, desde setembro de 2013, é o cardeal Beniamino Stella, que fará 80 anos no próximo mês de agosto.

No comunicado ao clero de Mondovì, o bispo disse que o papa Francisco, durante a abertura da Assembleia da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no dia 24 de maio último, “queria encontrá-lo para 'pedir-lhe um favor': fazer uma visita, em seu nome, à Congregação para o Clero”.

Segundo Miragoli o papa “explicou com mais detalhes as suas expectativas” em um encontro realizado na Casa Santa Marta, no dia 3 de junho. O bispo manifestou-se surpreso com o pedido do papa, e afirmou que a sua resposta foi, “naturalmente, oferecer a minha disponibilidade”.

“Este compromisso, que implica sobretudo o encontro com o pessoal da Congregação, em Roma, exigirá de mim um tempo que por agora não sei quantificar, mas posso supor que ocupará, pelo menos, o mês de junho, embora não continuamente”, afirmou Dom Miragoli. Os primeiros encontros estavam amrcados para hoje, dia 9 de junho.

O bispo Egidio Miragoli nasceu em Gradella di Pandino, em 20 de julho de 1955. Foi aluno do seminário diocesano de Lodi e ordenado sacerdote no dia 23 de junho de 1979. Recebeu o doutorado em direito canônico na Universidade Gregoriana de Roma com uma tese sobre “O Conselho pastoral diocesano segundo o Concílio e sua atuação nas dioceses lombardas”.

Como sacerdote da diocese de Lodi, foi secretário particular de dois de seus bispos. Trabalhou no tribunal diocesano, de 1985 a 2003, e foi promotor de justiça de 1988 a 2003, diretor do Instituto Sacerdotal Maria Imaculada (ISMI) e São Pio X, para o acompanhamento de jovens sacerdotes, de 1990 a 2004, e professor de direito canônico no seminário, entre os anos de 1982 e 2018.

Em 29 de setembro de 2017, foi nomeado bispo de Mondovì. Recebeu a ordenação episcopal em 11 de novembro de 2017 e iniciou seu ministério episcopal em 8 de dezembro de 2017.

Confira também: