O Papa Francisco exortou neste domingo, na Praça da Revolução da capital de Cuba, a não cessar o esforço a fim de obter a paz e a reconciliação para a “querida terra da Colômbia”.

 

Antes da Oração do Ângelus e ante milhares de fiéis, o Santo Padre assinalou: “Neste momento, sinto-me no dever de dirigir o meu pensamento para a amada terra da Colômbia, consciente da importância crucial do momento presente, em que os seus filhos, com renovado esforço e movidos pela esperança, procuram construir uma sociedade em paz”.

 

Francisco pediu que “o sangue derramado por milhares de inocentes, durante tantas décadas de conflito armado, unido ao sangue do Senhor Jesus Cristo na Cruz, sustente todos os esforços que estão sendo feitos, inclusive nesta bela Ilha, para uma reconciliação definitiva” na Colômbia. 

Desta maneira, o Papa fez menção aos meses de negociações de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha narco-terrorista das FARC, realizadas em Havana, a fim de terminar o conflito interno e a violência durante várias décadas.

O Pontífice disse ainda que espera que com os diálogos de paz “a longa noite de dor e violência, com a vontade de todos os colombianos, se possa transformar num dia sem ocaso de concórdia, justiça, fraternidade e amor, no respeito das instituições e do direito nacional e internacional, para que a paz seja duradoura”.

“Por favor, não temos direito a outro fracasso neste caminho de paz e reconciliação”, exortou.

Em seguida, o Santa Padre pediu aos participantes da Missa que se unam a ele em oração à Virgem Maria “para pôr todas nossas preocupações e desejos dentro do Coração de Cristo. E, de modo especial, pedimos-lhe pelos que perderam a esperança e não encontram motivos para continuar lutando; pelos que sofrem a injustiça, o abandono e a solidão; pedimos pelos idosos, doentes, crianças e jovens, por todas as famílias que estão passando por alguma dificuldade, para que Maria lhes enxugue suas lágrimas, os console com seu amor de Mãe e devolva a esperança aos seus filhos cubanos: não os abandone nunca! ”

 

Nos últimos meses, especularam um possível encontro do Papa com representantes das FARC, mas no sábado, o porta-voz Vaticano, Pe. Federico Lombardi, explicou que não programou na agenda do Pontífice um encontro com a guerrilha narco-terrorista.