O Papa Francisco pediu orações pelos frutos da viagem apostólica que começará nesta sexta-feira, 31 de maio, à Romênia, onde ficará até domingo, 2 de junho.

Através de uma mensagem postada no perfil do Pontífice da rede social Twitter, @Pontifex, o Santo Padre assinalou que irá à Romênia amanhã "como peregrino, para caminhar junto com os irmãos da Igreja Ortodoxa Romena e com os fiéis católicos". "Peço a você, por favor, que reze por mim".

Em uma mensagem em vídeo dirigida ao povo da Romênia na terça-feira, 28 de maio, o Papa Francisco explicou que vai a este país como um "peregrino e irmão" e assinalou que a beatificação dos bispos greco-católicos mártires, que presidirá no domingo, 2 de junho, no Campo da Liberdade de Blaj, será um dos principais momentos da viagem.

"Vou até vocês para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros", assinalou Francisco na mensagem em vídeo.

Por outro lado, na quarta-feira, 29 de maio, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, destacou o alto valor ecumênico da viagem, explicou que possui grande complexidade logística e anunciou que espera uma grande presença dos fiéis nas ruas para receber o Pontífice.

Além disso, confirmou as palavras do Papa Francisco e ressaltou que "o tema do ecumenismo de sangue estará muito presente com a beatificação dos sete bispos greco-católicos mártires no último dia".

Confira também: