O papa Francisco disse que recebeu com dor o conteúdo do relatório elaborado pela Comissão Independente sobre os Abusos na Igreja Católica na França (CIASE) e pediu a Deus que obre "o milagre da cura" nos 330 mil menores que sofreram abusos por parte de padres ou religiosos desde 1970.

Comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, feito nesta terça-feira, 5 de outubro, diz que “o Santo Padre foi informado da publicação do relatório dos bispos franceses, com os quais se encontrou alguns dias durante a visita ad limina, e assumiu com dor o conteúdo".

Bruni afirma que nesses momentos o papa dirige seu pensamento “primeiramente para as vítimas, com grande tristeza, por suas feridas, e gratidão, por sua coragem em denunciar”.

Francisco acolhe também em seus pensamentos “a Igreja na França, para que, consciente desta terrível realidade, unida ao sofrimento do Senhor por seus filhos mais vulneráveis, possa empreender um caminho de redenção”.

“Com a sua oração, o papa confia ao Senhor o Povo de Deus na França, particularmente as vítimas, a fim de que lhes conceda conforto e consolo e para que através da justiça se possa alcançar o milagre da cura”, concluiu o comunicado de Matteo Bruni.

O relatório da Comissão Independente foi elaborado durante 32 meses a pedido da Conferência Episcopal Francesa que estudou casos de abuso de menores na Igreja Católica na França nos últimos 70 anos.

Segundo o relatório, entre 2,9 mil e 3m2 mil religiosos ou padres estiveram envolvidos em diversos tipos de abusos sexuais, o que equivale a 3% das pessoas consagradas na França. A maioria já morreu.

Esses dados revelam que a Igreja é o terceiro lugar onde mais se cometem abusos sexuais na França, atrás da família e dos círculos de amigos.

Se você tem uma denúncia a fazer sobre casos de abuso ou irregularidades dentro da Igreja, escreva para o e-mail denuncias@aciprensa.com

Confira também: