Ao celebrar a missa na Basílica de São Pedro neste domingo, 16 de maio, o Papa Francisco encorajou os fiéis a cuidarem da fé, da unidade e da verdade mesmo quando for preciso “remar contra a corrente”.

O Santo Padre presidiu a Eucaristia junto com alguns fiéis de Mianmar residentes na Itália para rezar pela difícil situação social do país após o golpe de estado de 1º de fevereiro. Mais da metade dos participantes desta missa eram religiosos, alguns deles levavam trajes tradicionais.

Na homilia, o Santo Padre refletiu sobre a oração de Jesus nas últimas horas de sua vida antes de sua ascensão ao céu e exortou a cuidar da fé, cuidar da unidade e cuidar da verdade.

“Nas últimas horas de sua vida, Jesus reza. No doloroso momento de se despedir de seus discípulos e deste mundo, Jesus ora por seus amigos. Enquanto em seu coração e em sua carne ele carrega todos os pecados do mundo, Jesus continua a nos amar e orar por nós. Tomando como modelo a oração de Jesus, aprendamos também a viver os momentos dramáticos e dolorosos da vida”, convidou o Papa.

Em primeiro lugar, o Santo Padre recordou aos presentes que “guardar a fé é olhar para o alto, para o céu, enquanto na terra se luta e se derrama sangue inocente. Não é ceder à lógica do ódio e da vingança, mas permanecer com os olhos fixos naquele Deus de amor que nos chama a sermos irmãos entre nós”.

“A oração nos abre para confiar em Deus mesmo nos momentos difíceis, nos ajuda a ter esperança contra todas as evidências, nos sustenta na batalha diária. Não é uma fuga, uma forma de escapar dos problemas. Pelo contrário, é a única arma que temos para proteger o amor e a esperança em meio a tantas armas que semeiam a morte”, afirmou.

No entanto, o papa reconheceu que “ não é fácil olhar para o alto quando estamos com dor , mas a fé ajuda-nos a vencer a tentação de nos isolarmos. Talvez quiséssemos protestar, clamar, até mesmo a Deus, pelo nosso sofrimento. Não devemos ter medo, porque isso também é oração”.

Em seguida, o Santo Padre destacou que Jesus pediu para cuidar da unidade porque a divisão "é uma doença mortal" e lamentou que experimentemos divisão "em nossos corações, porque muitas vezes estamos divididos dentro de nós mesmos”.

Nesse sentido, o Papa elencou alguns dos " pecados contra a unidade" que são "a inveja, o ciúme, a busca dos interesses pessoais em vez do bem de todos, os julgamentos contra os outros".

“A última recomendação que Jesus faz antes de sua Páscoa é a unidade. Porque a divisão vem do diabo que divide, o grande mentiroso que sempre divide. Somos chamados a cuidar da unidade, a levar a sério este apelo urgente de Jesus ao Pai: que sejam um, que formem uma família, que tenham a coragem de viver laços de amizade, de amor, de fraternidade”, disse o Santo Padre.

Diante disso, o Pontífice pediu que a Igreja promova também “o diálogo, o respeito pelo outro, a guarda do irmão, a comunhão e não deixe entrar na Igreja a lógica dos partidos políticos, a lógica que divide, a lógica que coloca cada um de nós no centro, descartando os outros”.

Ao final da homilia, o papa Francisco pediu que se cuide da verdade que significa “ser profetas em todas as situações da vida, isto é, consagrar-se ao Evangelho e ser testemunhas mesmo quando se paga o preço de ir contra a maré”.

“Isto não significa defender ideias, tornar-se guardiões de um sistema de doutrinas e dogmas, mas permanecer unidos a Cristo e consagrar-se ao seu Evangelho”, alertou.

“O Senhor não precisa de pessoas mornas , ele quer que sejamos consagrados à verdade e à beleza do Evangelho, para que possamos testemunhar a alegria do Reino de Deus também no noite escura de dor e quando o mal parece mais forte ”, disse.

“Queridos irmãos e irmãs, hoje quero levar o sofrimento de seu povo ao altar do Senhor e orar com vocês para que Deus converta o coração de todos à paz ... Por favor, não percam a esperança. Jesus ainda hoje reza ao Pai, faz-nos ver na sua oração as feridas com que pagou pela nossa salvação, com esta oração. Jesus reza e intercede por todos nós, para livrar-nos do mal e do poder do mal”, concluiu o Pontífice.

Antes de encerrar a Missa, um sacerdote de Mianmar agradeceu ao papa pela sua proximidade, pelas várias ocasiões em que rezou publicamente por Mianmar e pela celebração desta Missa. Algumas freiras deram-lhe um quadro e um fiel deu-lhe um livro com fotografias.

Após a bênção, os fiéis cantaram uma canção tradicional em sua língua nativa.

Confira:

 

Mais em