Diante de milhares de peregrinos reunidos na praça central de Castel Gandolfo para rezar o Ângelus Dominical, o Papa Bento XVI lembrou a importância da ação do Espírito Santo na vida do cristão e pediu que este alague os corações de amor de Deus e amor pelos irmãos durante a próxima Jornada Mundial da Juventude que se celebrará no Sydney, Austrália, de 15 a 20 de julho.

“O Espírito Santo, esperado e acolhido na oração, infundem nos fiéis a capacidade de ser testemunha de Jesus e de seu Evangelho”, disse o Santo Padre se referindo ao aspecto central da próxima Jornada Mundial da Juventude em Sydney, Austrália.

Depois de agradecer às autoridades e à comunidade civil e eclesiástica de Castel Gandolfo”, o Papa lembrou sua próxima viagem na Austrália, onde “terá lugar a XXIII Jornada Mundial da Juventude”.

“Durante os passados meses a 'Cruz dos jovens' atravessou toda a Oceania, e em Sydney será mais uma vez testemunha silenciosa do pacto de aliança entre o Senhor Jesus e as novas gerações”, adicionou.

Seguidamente repassou as principais atividades que se realizarão com ocasião da JMJ e destacou que “a Conferência Episcopal Australiana tem disposto com muito cuidado cada detalhe, e foi validamente apoiada pelas autoridades civis”.

“Os primeiros grupos de jovens –prosseguiu- já estão partindo dos outros continentes. Convido a toda a Igreja a sentir-se partícipe desta nova etapa do grande peregrinar juvenil pelo mundo, iniciado em 1985 pelo Servo de Deus João Paulo II”.

“A próxima JMJ se preanuncia como um renovado Pentecóstes: em efeito, há já um ano as comunidades cristãs se preparam seguindo as pistas que indiquei na Mensagem que leva por tema 'Recebereis a força do Espírito Santo que descenderá sobre vós e sereis minhas testemunhas'. É a promessa de Jesus a seus discípulos depois da ressurreição, e que segue sendo por sempre válida e atual na Igreja: o Espírito Santo, esperado e acolhido em oração, infunde nos fiéis a capacidade de ser testemunha de Jesus e de seu Evangelho”, disse o Pontífice.

Também manifestou a esperança de que “de cada canto da terra os católicos se unirão para mim e aos jovens reunidos, como em um Cenáculo, em Sydney invocando intensamente ao Espírito Santo, para que inunde os corações de luz interior, de amor por Deus e pelos irmãos de valente iniciativa no introduzir a eterna mensagem de Jesus na variedade de idiomas e culturas”.

“Ao materno amparo de Maria encomendo esta viagem a Austrália e o encontro dos jovens em Sydney”, concluiu o Papa.

Seguidamente rezou o Ângelus e deu sua Bênção Apostólica.