Esta manhã o Papa Bento XVI recebeu aos participantes da peregrinação a Roma da diocese de Emilia Romagna e em seu discurso exortou aos peregrinos a manter a esperança e testemunhar a todos a alegria de ser cristãos.

O Pontífice pediu aos presentes que as palavras de João Paulo II durante sua visita à diocese do norte da Itália “sejam um estímulo à reflexão e ao aprofundamento da comunhão afetiva e efetiva entre todos os componentes das respectivas Igrejas particulares”.

“É um convite a caminhar unidos aos vossos Pastores e ao Sucessor de Pedro; é um alento para os membros de vossas Dioceses a prosseguir, com renovado ardor, a comum missão evangelizadora, testemunhando o Evangelho da esperança em nossa época”, disse o Papa.

Diante de tal missão, o Santo Padre recordou que só é possível “graças ao sustento de Deus e à valoração convencida e valorosa do patrimônio espiritual que a população romagnola soube proteger e defender no curso dos séculos reconhecendo nela uma ‘comunidade cristã e humana plena de ardor operativo, consciente de seu rol dentro da sociedade no atual momento histórico: uma comunidade de cristãos que, segundo a tradição dos católicos romagnolos, quer manter unidas a fé e a valentia do testemunho social, a adesão à comunidade eclesiástica e a lealdade para a sociedade civil”.

Sobre a situação atual, destacou a “crise que ameaça a tantas famílias, a crescente necessidade de vocações sacerdotais e religiosas ante o preocupante declínio numérico e a idade dos sacerdotes; penso nas tantas insídias de uma sociedade consumista e secularizada, que trata de seduzir um número sempre crescente de pessoas, as induzindo a sofrer uma progressiva separação dos valores da fé na vida familiar, civil e política”.

Ante tais desafios o Santo Padre convidou aos presentes a encará-los “sem perder os ânimos, olhando com confiança os muitos motivos de esperança que graças a Deus não faltam. Que testemunhar a alegria de ser cristãos seja vosso compromisso. Prosseguei e intensificai a comunhão eclesiástica e sede protagonistas generosos da missão evangelizadora que o Senhor vos confia”.