Este meio-dia no Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o "Premio Ratzinger" à investigação instituído pela "Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI", que o Santo Padre conferirá pela primeira vez na próxima quinta-feira 30 de junho a três teólogos europeus.

Os vencedores são: Manlio Simonetti, leigo italiano estudioso da antiga literatura cristã e Patrologia; padre Olegario González de Cardedal, espanhol docente em Teologia Sistemática; e Maximilian Heim, abade alemão do Monastério de Heiligenkreuz, na Áustria, e professor de teologia dogmática e fundamental.

Em nota recolhida pelo Portal Canção Nova Notícias o Presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini, afirmou que o vencedor desta primeira edição, professor Manlio Simonetti é uma das maiores autoridades em nível internacional e “certamente a maior da Itália no campo dos estudos sobre o cristianismo antigo”.

“Como historiador do cristianismo, o professor Simonetti se distingue por sua atenção aos textos principais tratados com muito cuidado e interrogado com penetrante visão”, salientou Dom Ruini sobre o estudioso, que completou a pouco 85 anos.

O segundo premiado, o Padre González de Cardedal, de 76 anos, foi professor de teologia dogmática na Pontifícia Universidade de Salamanca, e de 1969 a 1979 foi membro da Comissão Teológica Internacional.

"Suas principais obra teológicas concernem a Deus e a Trindade, a cristologia, a relação entre teologia e antropologia, em particular sob o aspecto da confrontação entre a fé cristã e a não crença", explicou o Cardeal Ruini.

Por sua parte, o professor Heim, de 50 anos de idade, "desde 2009 forma parte do Novo Círculo de alunos de Joseph Ratzinger-Bento XVI, e trabalha na publicação das obras completas de Ratzinger".

"Além de ser monge e teólogo, divulga temas concernentes à fé e à teologia através de conferências e a publicação de uma série de livros: ambas as iniciativas levam o nome de Auditorium’", explicou o presidente do Comitê Científico da Fundação.

O Papa Bento XVI dispôs que a partir do dia 1 de março de 2010 fosse instituída esta Fundação, respondendo assim ao desejo manifestado por muitos estudiosos ao longo dos anos.

Em 2010 o Cardeal Camillo Ruini explicou no Vaticano que "não é casualidade que a Fundação dedicada a ele terá uma atenção especial pelos estudos bíblicos e patrísticos, assim como pela Teologia Fundamental, cuja finalidade é fazer surgir a verdade, o significado e a beleza do cristianismo em relação com a cultura e a sociedade do próprio tempo".

A Fundação, disse o seu Presidente, Dom Giuseppe Antonio Scotti, recebeu sua primeira contribuição econômica do próprio Papa Bento XVI "que quis pôr à disposição boa parte dos benefícios econômicos de seus direitos de autor".