O Vaticano informou nesta segunda-feira que o Papa Francisco aceitou a renúncia do Padre Federico Lombardi como Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e nomeou como novo porta-voz o jornalista norte-americano Greg Burke, atual vice-diretor, que assumirá seu novo cargo em 1º de agosto.

Do mesmo modo, foi informado que a nova subdiretora da Sala de Imprensa será a jornalista espanhola Paloma Ovejero, que até o momento atuava como correspondente em Roma (Itália) da emissora Cadena COPE. Ovejero também assumirá seu novo cargo a partir de 1º de agosto.

Greg Burke nasceu em 8 de novembro de 1959 em Saint Louis (EUA) em uma família católica. Durante o ensino médio, formou-se em uma escola jesuíta nesta cidade e em 1983 formou-se em Literatura Comparada na Universidade de Columbia (Nova Iorque), especializando-se depois em jornalismo. Naqueles anos, fez seu ingresso como numerário no Opus Dei.

O sucessor do Pe. Lombardi – o qual foi porta-voz vaticano por dez anos – trabalhou na agência de notícias United Press International, em Chicago. Posteriormente, trabalhou para a agência Reuters e o semanário Metropolitan, até que foi enviado a Roma como correspondente do semanário National Catholic Register.

Em 1990, começou suas colaborações com a revista Time e depois ingressou como correspondente em 1994, quando a revista proclamou São João Paulo II como o homem do ano.

Em 2001, trabalhou como correspondente da Fox News em Roma e, em 2012, foi chamado para a Secretaria de Estado, na seção de Relações Gerais, como consultor de comunicações. Desde 21 de dezembro de 2015 é vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O novo porta-voz do Vaticano domina também os idiomas italiano, espanhol e francês.

Por sua parte, a nova vice-diretora, Paloma Ovejero, nasceu em Madri (Espanha) em 12 de agosto de 1975. Formou-se em jornalismo em 1998, na Universidade Complutense de Madri e posteriormente fez mestrado em Estudos Bascos (Jakinet / Uned, 2001) e especialização em estratégias de gestão e comunicação na Universidade de Nova Iorque, em 2006.

Ingressou para a cadeia espanhola COPE em 1998 e desempenhou as funções de redatora e apresentadora, chegando a ser chefe de redação.

Desde setembro de 2012, é correspondente para a Itália e a Cidade do Vaticano, colaborando, além de COPE, também para outras emissoras de televisão e jornais.

A nova vice-diretora também conhece os idiomas inglês, italiano e chinês.

Confira também: