O Papa Francisco nomeou seu enviado especial para a celebração dos 100 anos da coroação da Virgem de Chiquinquirá, padroeira da Colômbia.

A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Santo Padre nomeou o brasileiro Cardeal Raymundo Damasceno Assis como seu enviado à Colômbia para a celebração que será realizada em 9 de julho.

Os dominicanos que custodiam a imagem sagrada de Nossa Senhora de Chiquinquirá lembram que em 1908 o provincial, Frei Vicente María Cornejo, e o Prior do Santuário, Frei José Ángel Lambona ,com a recomendação da Conferência Episcopal da Colômbia, pediram a coroação canônica à Santa Sé.

A petição foi enviada favoravelmente em 9 de janeiro de 1910 pelo Capítulo da Basílica Vaticana. O Papa São Pio X assinou o decreto que foi enviado a Dom Eduardo Maldonado Calvo, Bispo de Tunja, que organizou a coroação para o dia 9 de julho de 1919, o dia consagrado pelo clero colombiano para honrar a Mãe de Deus.

Como preparação para essa data, os dominicanos realizaram uma extensa peregrinação com uma cópia do quadro da imagem sagrada por Boyacá, Santander, Cundinamarca, Caldas, Huila, Tolima e Antioquia.

A coroação foi realizada na Praça de Bolívar, em Bogotá, em 9 de julho de 1919. Na presença do Núncio Apostólico e do presidente da Colômbia, Dom Maldonado levou as coroas e colocou-as sobre as cabeças do Menino e de Nossa Senhora, enquanto dizia: "Como hoje nós te coroamos na terra, assim mereçamos ser coroados no céu".

"Eu peço humilde e respeitosamente aos Arcebispos e Bispos aqui reunidos, que, assim como a República foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, da mesma forma, seja consagrada solene e publicamente, por voto nacional, à Santíssima Virgem, Rainha da Colômbia", acrescentou o Prelado naquela oportunidade.

Confira também: