O Papa Francisco lamentou que muitos fiéis atuem como "turistas de catacumbas" e não como verdadeiros cristãos.

O Santo Padre fez essa reflexão durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 21 de agosto, na Sala Paulo VI do Vaticano.

Em sua catequese, Francisco explicou que “a hipocrisia é o pior inimigo desta comunidade cristã, deste amor cristão: fazer de conta de querer bem, mas buscar somente o próprio interesse”.

“Quem se comporta assim transita na Igreja como um turista, que se hospeda em um hotel, que não a vive como sua casa e sua família. Há tantos turistas na Igreja que estão sempre de passagem, jamais entram na Igreja: é o turismo espiritual que faz com que pensem ser cristãos, mas são somente ‘turistas de catacumbas’".

O Papa Francisco ressaltou que “não devemos ser turistas na Igreja, mas irmãos uns dos outros. Uma vida marcada somente em tirar proveito e vantagem das situações em detrimento dos outros provoca inevitavelmente a morte interior. Um ramo separado do tronco e dos outros ramos, seca e morre”.

“Quantas pessoas se dizem próximas à Igreja, são amigas dos sacerdotes, dos bispos e só buscam o seu próprio interesse. Essas são as hipocrisias que destroem a Igreja”, conclui o Pontífice.

Confira também: