O Papa Francisco se demonstrou entristecido por aquelas pessoas que, apesar das medidas decretadas pelas autoridades civis para conter a pandemia do coronavírus, escapam do confinamento para sair de férias.

Assim assinalou ao finalizar o Ângelus de domingo, 3 de dezembro. Especificamente, o Pontífice fez referência a uma notícia que leu recentemente na imprensa, segundo a qual “em um país, não me lembro de qual, para fugir do lockdown e ter boas férias, mais de 40 aviões saíram naquela tarde”.

Esta é uma notícia que, disse, " me entristeceu bastante". O Papa refletiu: “Essas pessoas, que são boas pessoas, não pensaram naquelas que ficaram em casa, nos problemas econômicos de tantas pessoas que o lockdown derrubou, nos doentes? Apenas, tirar férias e dar prazer a si mesmo. Isso me entristeceu muito”.

O Santo Padre fez esta reflexão a partir de uma mensagem de felicitação pelo início do novo ano que proferiu no final do Ângelus no Palácio Apostólico do Vaticano. Nela, destacou que em 2021 as coisas irão melhorar “na medida em que, com a ajuda de Deus, trabalharmos juntos para o bem comum, colocando no centro os mais fracos e desfavorecidos”.

Nessa mensagem, o Pontífice advertiu contra “a tentação de cuidar apenas dos próprios interesses, de continuar fazendo a guerra - por exemplo - de se concentrar apenas no perfil econômico, de viver hedonisticamente, ou seja, buscando apenas satisfazer o próprio prazer. Essa é a tentação”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: