O Papa Francisco indicou quais são as quatro proximidades que um sacerdote deve ter, ao se dirigir a reitores e formadores de seminários do Brasil, após a Audiência Geral de quarta-feira, 13 de novembro.

“Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades”, disse o Pontífice, em vídeo publicado na página de Facebook da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSID).

Segundo a OSID, 90 padres do Brasil estão em Roma participando do curso para reitores e formadores de seminário de língua portuguesa, promovido pela Congregação para o Clero, o qual teve início em 4 de novembro e segue até 16 de novembro, na casa San Juan de Ávila.

Na quarta-feira, os sacerdotes participaram da Audiência Geral com Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde o Pontífice.

Como mostra vídeo publicado pela OSID, o Santo Padre assinalou aos presentes que “o vosso trabalho de reitor é muito, muito importante, para formar os novos sacerdotes”.

Nesse sentido, expressou a necessidade de que os presbíteros “sejam livres, mas livres no coração, livres no amor a Jesus, e às pessoas. Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades”, as quais são de quatro tipos, segundo Francisco.

A primeira delas, indicou, deve ser a “proximidade com Deus, na oração”. “Segunda, proximidade ao bispo. ‘Mas eu não gosto deste bispo... mas é o teu bispo!’. Proximidade com o bispo”, acrescentou.

Em seguida, disse que o terceiro tipo de proximidade deve ser entre os próprios sacerdotes. “Jamais falar uns dos outros, jamais! Jamais falar por detrás dos outros, jamais. Irmãos. E se tu tens alguma coisa contra este, fala na cara! Proximidade!”.

“Quarto, proximidade com o povo de Deus. Porque todos nós, sacerdotes, fomos tirados do povo de Deus. Que coisa falou Paulo a Timóteo? Lembre-se de tua mãe e da tua avó, do povo de onde vens”, completou.

“As quatro proximidades: a Deus, ao bispo, aos sacerdotes e ao povo de Deus. Não vos esqueçais...”, concluiu.

Confira também: