O Papa Francisco incentivou os cristãos, durante a Missa celebrada nesta segunda-feira, 16 de setembro, na Casa Santa Marta, a rezarem pelos governantes e a terem o sentimento de patriotismo na oração.

Refletindo sobre a Primeira Carta de São Paulo a Timóteo, o Santo Padre falou sobre a oração. “Paulo evidencia o ambiente de uma pessoa que crê: é a oração".

Essa oração, na qual se pede "que todos rezemos por todos, para que possamos levar uma vida calma e tranquila, digna e dedicada a Deus".

No entanto, o Papa quis destacar um dos pedidos da oração: "Por todos os homens – e depois acrescenta – pelos reis e por todos os que estão no poder".

"Trata-se da oração pelos governantes, pelos políticos, pelas pessoas que são responsáveis de levar adiante uma instituição política, um país, uma província".

Explicou que os governantes recebem "adulações por parte de seus favoritos ou insultos". Lamentou que, na sociedade de hoje, o insulto contra os políticos tenha se espalhado, "alguns o merecem", acrescentou, mas lamentou que tenha se tornado "um hábito", um "acúmulo de insultos e de palavrões, de depreciações".

O governo, lembrou, "têm a responsabilidade de conduzir o país, e nós o deixamos só, sem pedir a Deus que o abençoe?".

"Tenho certeza de que não se reza pelos governantes, ao contrário: poderia parecer que a oração aos governantes seja insultar-lhes", denunciou.

“Quem de nós rezou pelos governantes? Quem de nós rezou pelos parlamentares? Para que possam ir de acordo e levar adiante a pátria?”, perguntou.

“Parece que o espírito patriótico não chega à oração; mas sim às desqualificações, ao ódio, às brigas, e termina assim”. “É preciso discutir e esta é a função de um parlamento. Discutir, mas não destruir o outro. Aliás, é preciso rezar pelo outro, por aquele que tem uma opinião diferente da minha”.

A política "pode ser suja assim como qualquer outra profissão, qualquer uma". "Somos nós que sujamos uma coisa, mas não é a coisa em si que é suja”.

“Acredito que devemos nos converter e rezar pelos políticos de todas as cores, todos eles! Rezar pelos governantes”. "Até os governantes devem rezar pelo seu povo". “Os governantes são responsáveis pela vida de um país. É bom pensar que, se o povo reza pelos governantes, os governantes também serão capazes de rezar pelo povo”, concluiu.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

1 Timóteo 2,1-8

Caríssimo, 1antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; 2pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda a piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; 4ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, 7e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo e – falo a verdade, não minto –, mestre das nações pagãs na fé e na verdade.

Confira também: