Em sua visita à igreja Al-Tahira no domingo 7 de março, em Qaraqosh, o Papa Francisco vai ganhar duas estolas que simbolizam o sofrimento dos cristãos durante o período em que sua cidade do norte do Iraque foi ocupada pelos terroristas do Estado Islâmico. O Padre Yako Ammar, pároco de Al-Tahira explicou à Ajuda à Igreja que Sofre, organização caritativa católica que apoiou a restauração da igreja o simbolismo das estolas.

Uma das estolas foi feita inteiramente a mão com pano tecido pela artesã local Khaya Bakter em preto e roxo, as cores tradicionais de Qaraqosh.

Gorjia Kapo, mãe de dois filhos e uma filha, foi encarregada da tarefa de bordar e decorar a estola. A família dela viveu em Qaraqosh por muitas gerações, mas em 2014 teve que fugir por causa do Estado Islâmico. Agora ela e sua família voltaram e decidiram ficar para reconstruir a cidade e retomar suas tradições. Um dos filhos de Gorjia decidiu ser padre e foi ordenado há um ano.

“Em um dos lados da estola está o Pai Nosso em nossa língua, siríaco, que vem do aramaico, a língua original de Jesus. No outro lado está a Ave Maria,” diz o Padre Ammar, que desenhou a estola.

“As cruzes nas duas pontas da estola são as cruzes da igreja Al-Tahira, as mesmas cruzes do interior da igreja que foi destruída pelo Estado Islâmico durante a ocupação. Essas cruzes são agora o símbolo de uma nova vida. Como a estola é um ornamento muito simbólico para nós padres, Gorjia também incluiu pão e vinho no bordado, os símbolos do mistério Eucarístico,” explica o padre Ammar.

O padre iraquiano encomendou duas estolas para dar de presente ao Santo Padre em Qaraqosh: a que foi feita por Gorjia, como símbolo dos cristãos que decidiram ficar em Qaraqosh apesar das dificuldades, e uma feita por Iman Qasab, uma cristã de Qaraqosh que teve que abandonar suas raízes e sua cultura e emigrar para o Canadá durante a ocupação terrorista. Essa última estola é decorada com uma palmeira, o símbolo do Iraque, que também aparece no logotipo da visita do papa.

Ambos os destinos, o dos que ficaram apesar de muitas dificuldades e o dos que tiveram que deixar seus lares, são parte dessa cidade, e ambos os tipos de sofrimento estarão representados no presente ao Papa Francisco.

Confira também: