O papa Francisco chegou ao Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para fazer um exame médico, hoje (6), às 10h40 (5h40 em Brasília), informou a agência de notícias italiana ANSA.

Fontes da Santa Sé informaram ao jornal La Repubblica que a visita médica havia sido marcada na agenda diária do papa.

“Seria um exame de medicina nuclear necessário para obter informações sobre órgãos e tecidos internos. O exame do papa Francisco começou às 10h40 e terminou por volta das 11h20 (6h20 em Brasília)”.

O papa deixou o hospital de carro e entrou no Vaticano pela porta Perugino às 11h40.

O exame foi no “Centro de Medicina do Envelhecimento do policlínico universitário”, onde funciona uma unidade de medicina nuclear, especialidade médica que utiliza radiotraçadores para avaliação das funções corporais e diagnóstico e tratamento de doenças.

No dia 26 de maio, o papa Francisco teve febre e cancelou as audiências daquela manhã. No dia seguinte, o papa deixou o Vaticano para ir de carro aos estúdios da televisão pública italiana, RAI, em Saxa Rubra, para gravar uma entrevista.

No programa, o papa brincou com alguns convidados do mesmo programa que lhe perguntaram sobre o seu estado de saúde: “Ainda estou vivo”, respondeu.

Francisco foi internado no Hospital Gemelli de Roma no final de março por causa de uma bronquite.

Na ocasião, a sala de imprensa disse que “o papa Francisco se queixou de alguma dificuldade respiratória nos últimos dias”.

Durante a coletiva de imprensa no voo de volta a Roma após a viagem apostólica a Budapeste, Hungria, em 30 de abril, o papa respondeu sobre o seu estado de saúde: "O que eu tive foi um forte mal-estar no final da audiência de quarta-feira, não tive vontade de almoçar, fiquei um pouco deitado, não perdi a consciência, mas sim, tive uma febre muito alta e às três da tarde o médico me levou imediatamente ao hospital", disse.

Confira também: