O Papa Francisco viajará para a cidade italiana de Nápoles em 21 de junho, segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira, 11 de fevereiro.

O motivo da visita é a participação em um encontro sobre "A teologia após a Veritatis Gaudium no contexto do Mediterrâneo", promovido pela Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional de Nápoles.

O programa prevê a chegada do Santo Padre à capital da região italiana da Campania por volta das 9h (horário local) para pronunciar um discurso sobre ‘o encontro’ e, em seguida, será apresentada a declaração sobre a 'fraternidade humana' assinada junto com o Grande-Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi. Este texto será entregue à Faculdade para que os alunos possam estudá-lo, tal como o Pontífice solicitou durante o voo de regresso dos Emirados Árabes Unidos.

Ao finalizar o encontro, o Papa Francisco fará a saudação aos professores e à comunidade dos jesuítas e, às 13h15, será o almoço. Espera-se que às 14h45 retorne de helicóptero para o Vaticano.

Segundo informações da Sala de Imprensa do Vaticano, o Papa será acolhido pelo Arcebispo de Nápoles e grão-chanceler da Faculdade, Cardeal Crescenzio Sepe, pelo Bispo de Nola, Dom Francesco Marino, e pelo prepósito geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa Abascal.

Desta forma, o Papa Francisco retornará a esta cidade no sul da Itália após sua visita em 21 de março de 2015, quando visitou pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia.

Durante sua visita, em 2015, o Santo Padre foi à Catedral de Nápoles para venerar as relíquias de São Januário e se reunir com o clero local, também almoçou com alguns prisioneiros, visitou pacientes com Aids, reuniu-se com os jovens e leigos e, por último, celebrou uma Missa à tarde.

Em sua homilia, o Papa pediu que não se deixem roubar a esperança, assim como "não cedam à tentação do dinheiro fácil ou aos ganhos desonestos. Reajam – disse – com firmeza às organizações que exploram ou corrompem os jovens, os pobres e os fracos, com o cínico comércio da droga e outros crimes".

Confira também: