O presidente do Líbano, Michel Aoun, disse hoje (5) que o papa Francisco visitará o país em junho, desde que as autoridades libanesas e da Santa Sé coordenem uma data e estabeleçam um programa oficial.

Michel Aoun disse através de sua conta no Twitter que o papa visitará o país em junho e, embora ainda não tenha sido confirmado pela Santa Sé, o presidente disse que recebeu a notícia através do núncio apostólico no Líbano, dom Joseph Spiteri.

"Os libaneses estão esperando a visita do papa Francisco para expressar sua gratidão pelo interesse de Sua Santidade no Líbano e agradecer-lhe pelas iniciativas que ele tomou em relação ao seu país e as orações que ofereceu para estabelecer a paz e a estabilidade nele", disse o presidente nesta rede social. A mídia local disse que a visita papal ao Líbano está prevista para 12 de junho.

O papa falou muitas vezes sobre o seu desejo de visitar o Líbano. No domingo (3) na entrevista coletiva durante o voo de regresso de Malta, Francisco disse que estava trabalhando num encontro com o patriarca Kirill de Moscou e apontou o Oriente Médio, sem especificar o Líbano, como um possível lugar para o encontro.

O papa recebeu o presidente Michel Aoun em 21 de março no Vaticano. Na ocasião, Francisco falou da importância das boas relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Líbano, que neste ano completam 75 anos.

Francisco e Aoun falaram também dos graves problemas socioeconômicos que o Líbano enfrenta e sobre a situação dos refugiados.

Confira também: