O papa Francisco reuniu-se com o Conselho dos Cardeais que o ajuda na reforma da Cúria Romana nesta quinta-feira, 6 de maio. O encontro foi realizado on-line devido à atual situação sanitária da pandemia de coronavírus.

Sob a liderança do papa Francisco, o Conselho dos Cardeais colabora desde outubro de 2013 na reforma da Cúria Vaticana, no que diz respeito à sua organização e ao funcionamento das suas estruturas. A reforma da Cúria se refletirá na próxima Constituição Apostólica que o Papa Francisco está preparando com a ajuda do Conselho dos Cardeais.

Os cardeais que participaram do encontro de ontem foram Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Seán Patrick O'Malley, Oswald Gracias e Fridolin Ambongo Besungu.

Representando o Vaticano estiveram os cardeais Pietro Parolin e Giuseppe Bertello, além do secretário do conselho, dom Marco Mellino.

Após a saudação do Santo Padre, foram discutidos alguns temas “de ordem corrente, cada cardeal descreveu também a situação na sua própria região, as consequências econômicas e sociais da pandemia e o empenho da Igreja em favor da saúde, da recuperação econômica e apoio oferecido às pessoas mais necessitadas”.

Em seguida, “os membros do conselho discutiram a metodologia de trabalho a ser implementada para a revisão e correção de alguns textos normativos após a futura entrada em vigor da próxima constituição apostólica, bem como das novas perspectivas abertas pelo texto que está sendo elaborado”.

O Papa acompanhou os trabalhos com uma conexão da casa Santa Marta onde mora.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais está agendada para junho.

Confira também: