O Papa Francisco incentivou a agradecer ao Senhor pela possibilidade de se levantar das quedas para seguir adiante.

“Se você cair, agradeça ao Senhor, porque terá a chance de se levantar, de seguir em frente e de voltar a caminhar. Mas quem não se move, por medo de cair ou escorregar ou cometer erros, nunca será frutífero na vida”, disse o Papa espontaneamente no Vaticano, na sexta-feira, 6 de dezembro.

O Pontífice realizou esta afirmação depois de entregar o discurso previsto para a audiência com os trabalhadores da revista "Aggiornamenti sociali" e ao improvisar algumas palavras para convidar os editores a escutar e dialogar.

O Santo Padre os encorajou a "seguir em frente com coragem", apesar das críticas, e explicou que "se as críticas forem boas, elas os farão crescer, farão com que vejam onde estão os erros".

Mas "se a crítica vier de um coração mau”, terá que lidar com a “fúria que ocorre nestes casos”, assinalou.

Nesses casos, Francisco aconselhou a "manter sempre a liberdade interior", porque "só tem liberdade interior quem reza, quem se coloca diante de Deus, quem pega o Evangelho, esta é a liberdade interior". E acrescentou que "isso não é pietismo", mas é "autenticidade".

Desse modo, o Papa exortou os colaboradores desta revista que comemora 70 anos de fundação "a terem as mãos no trabalho e, com o coração, escutar o que acontece nas pessoas".

Ao se despedir, pediu-lhes: "Rezem por mim, eu rezarei por vocês e sigam adiante, sempre adiante!".

Confira também: