O Papa Francisco segue de perto as notícias que chegam do avião militar chileno desaparecido quando se dirigia para a Antártida.

A Força Aérea do Chile perdeu o contato com a aeronave, um Hércules C130, na última segunda-feira, 9 de dezembro. Havia 38 tripulantes a bordo.

Em um telegrama enviado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, em nome do Pontífice, ao Bispo Militar do Chile, Dom Santiago Jaime Silva Retammales, afirma-se que “o Santo Padre acompanha as notícias que chegam daquele amado país sobre a perda de contato com a aeronave das Forças aéreas que se dirigia à Antártida”.

“Assegura sua proximidade espiritual ao povo chileno e a todas as famílias, e pede ao Senhor que assegure a esperança neste momento de incertezas e ajude os trabalhos de busca e aqueles que colaboram nas operações”, afirma e “transmite a bênção apostólica”.

O Hércules C130 das Forças Aéreas do Chile decolou da base de Chabunco, no sul do país, mas por volta das 18h13 (hora local), quando faltava menos da metade do voo, perdeu-se o contato com a aeronave.

Após a perda de contato, teve início a operação de busca no mar de Drake, a cerca de 700 quilômetros ao sul de Punta Arenas (Chile), à qual se somaram Argentina, Uruguai e Brasil.

O Bispo Militar do Chile, Dom Santiago Silva, expressou em um comunicado seu “afeto e proximidade” os familiares dos 38 passageiros e tripulação do avião.

Ao mesmo tempo, convidou “a uma fervorosa oração ao Deus da vida nesses momentos de angústia e incerteza”.

“Dirijo-me muito especialmente aos familiares, entes queridos e companheiros das pessoas que viajavam na aeronave que está desaparecida, e às pessoas que trabalham duro nas buscas. A esperança em Cristo nunca decepciona”, finalizou Dom Silva.

Confira também: