O papa Francisco visitou a basílica de Santa Maria Maior de Roma hoje para agradecer à Virgem Salus Populis Romani pela viagem apostólica que realizou a Budapeste e a Eslováquia, entre os dias 12 e 15 deste mês.

O voo do papa, acompanhado da sua comitiva e de jornalistas, pousou no aeroporto Ciampino de Roma às 3h17 da tarde, hora local. Em seguida, Francisco visitou a basílica de Santa Maria Maior antes de ir para a Casa Santa Marta, no Vaticano, segundo informou a assessoria de imprensa da Santa Sé.

Como é tradição, o pontífice visita Santa Maria Maior para rezar diante da imagem da Salus Populis Romani (Protetora do Povo Romano), antes e depois das suas viagens internacionais.

Francisco visitou Budapeste, capital da Hungria, para o encerramento do Congresso Eucarístico Internacional e depois fez uma visita apostólica à Eslováquia, às cidades de Bratislava, Košice e Prešov.

A viagem apostólica terminou hoje, 15 de setembro, com a celebração da missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora das Dores em Šaštin, padroeira da Eslováquia, com a participação de mais de 50 mil pessoas.

O papa Francisco foi o segundo pontífice a fazer uma viagem apostólica a esses países. São João Paulo II visitou a Hungria em 1991 e 1996, e a Eslováquia em 1990, 1995 e 2003.

Devoção do papa

A basílica de Santa Maria Maior tem um significado especial para o papa Francisco. Ele a visitou na manhã do primeiro dia de seu pontificado, em 14 de março de 2013, para confiar seu ministério petrino à Mãe de Deus diante do antigo ícone de Maria, Salus Populi Romani, protetora do povo romano.

Desde então, cada vez que realiza uma viagem internacional, Francisco visita a basílica mariana para orar pelos frutos da sua visita apostólica, e ao voltar, para agradecer pela viagem.

O papa também foi à basílica para orar imediatamente depois de ter sido dado de alta do Hospital A. Gemelli, após a cirurgia que teve que fazer no dia 4 de julho.

"Milagre da neve"

A basílica de Santa Maria Maior é o primeiro santuário cristão dedicado à Virgem Maria no ocidente. Foi construído depois do “milagre da neve”, que remonta a 5 de agosto de 358, quando o papa Liberio, bem como um patrício romano chamado João e sua esposa, sonharam durante a madrugada que a Virgem Maria lhes pedia construir uma igreja no lugar onde encontrariam neve fresca na manhã seguinte. O sonho ocorreu em uma madrugada do verão, com remotas probabilidades de neve na cidade de Roma. No entanto, a neve caiu na colina do Esquilino e em seu perímetro foi levantado, uma década depois, o primeiro santuário dedicado à Virgem Maria no ocidente.

Depois, o papa Sisto III construiu, em 431, a basílica de Santa Maria Maior, tal como se encontra hoje.

A basílica Santa Maria Maior é a maior igreja dedicada à Virgem Maria em Roma. Foi construída depois do Concílio de Éfeso, que proclamou solenemente que Nossa Senhora é a Mãe de Deus.

Confira também: