Um dos últimos gestos do papa Francisco antes de ser internado para ser operado por risco de obstrução intestinal hoje (7), foi rezar diante de uma relíquia de santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, exposta na praça de São Pedro, no Vaticano, durante a audiência geral.

“Estão aqui diante de nós as relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira universal das missões. É belo que isso aconteça enquanto estamos refletindo sobre a paixão pela evangelização, sobre o zelo apostólico”, disse o papa Francisco.

“Hoje, portanto, deixemo-nos ajudar pelo testemunho de Santa Teresinha. Ela nasceu há 150 anos, e neste aniversário pretendo dedicar-lhe uma carta apostólica”, acrescentou o papa Francisco.

Na catequese de hoje (7), o papa propôs o testemunho de santa Teresinha do Menino Jesus, que “intercedeu por todos, especialmente por aqueles que estavam mais afastados de Deus”.

Santa Teresinha “viveu entregue a Deus e esquecida de si mesma, amando e consolando Jesus, e intercedendo pela salvação de todos”.

Em 2023 faz 150 anos do nascimento da santa e 100 anos da sua beatificação. Durante a catequese, o papa anunciou que pretende dedicar-lhe uma carta apostólica.

O papa concedeu um Ano Jubilar que durará até domingo, 7 de janeiro de 2024, e cujo lema é: "Pela confiança e pelo amor", últimas palavras dos manuscritos autobiográficos de santa Terezinha.

O relicário da santa francesa, depois de ter peregrinado por várias dioceses das Filipinas e da Alemanha, esteve hoje na praça de São Pedro para a Audiência Geral com o papa Francisco.

Suas relíquias já estiveram numa audiência geral no pontificado de Bento XVI, em 14 de novembro de 2007.

A etapa romana da peregrinação das relíquias acontecerá de 6 a 16 de junho de 2023, e será feita no Pontifício Colégio Russicum, escola eslava dos jesuítas, onde moram freiras russas e ucranianas.

Depois de conduzir a audiência geral e saudar os fiéis reunidos na praça de São Pedro, o papa Francisco foi ao Hospital Gemelli, em Roma, para ser operado pelo risco de obstrução intestinal.

Ontem (6), às 10h40 (5h40 em Brasília), o papa Francisco visitou o Hospital para fazer um exame médico e voltou ao Vaticano antes do meio-dia.

Confira também: