O Papa Francisco recordou São João Paulo II durante a audiência que concedeu a um grupo de peregrinos poloneses da Arquidiocese de Cracóvia, presentes em Roma para comemorar os 40 anos de eleição do Papa polaco no próximo dia 16 de outubro.

Diante dos peregrinos poloneses, aos quais recebeu nesta quarta-feira, 10 de outubro na Sala Paulo VI antes da Audiência Geral, o Santo Padre assegurou que “São João Paulo II enriqueceu a Igreja católica com uma imensa abundância de dons, que, em grande parte, recebeu como herança do tesouro da fé e da santidade da sua terra e da sua Igreja”.

“Ele carregava em seu coração, por assim dizer, e na carne os testemunhos dos Santos de Cracóvia: de Santo Estanislau a Santa Edwiges, Santo Alberto e Santa Faustina”.

Deles “aprendeu sua profunda dedicação a Cristo e a grande sensibilidade pelo homem, demonstradas no seu ministério sacerdotal, episcopal e Pontifício”.

São João Paulo II “recebeu de Deus o grande dom de saber ler os sinais dos tempos à luz do Evangelho, fazendo-o frutificar em prol do seu povo, que, durante os vários acontecimentos dolorosos da sua história, jamais perdeu a sua fé em Deus e a fidelidade à sua cultura, arraigada no espírito cristão”.

“Fiel a estas raízes, ele tentou fazer com que a Igreja fosse defensora dos direitos inalienáveis do homem, da família e dos povos, sendo sinal de paz, justiça e desenvolvimento integral para toda a família humana. Ao mesmo tempo, ele sempre deu prioridade à graça e obediência à vontade de Deus, acima de qualquer cálculo humano”.

“Este rica herança que São João Paulo II nos deixou é para nós e, especialmente, para os seus compatriotas, um desafio a fim de sermos fiéis a Cristo e responder, com alegre dedicação, ao chamado à santidade, que o Senhor dirige a cada um de nós, em nossa específica situação pessoal, familiar e social”.

Por último, o Papa agradeceu à Igreja na Cracóvia pela acolhida que lhe deu durante a Jornada Mundial da Juventude de 2016.

Confira também: