“Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”, disse o papa Francisco em telegrama de pesar pela morte do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes.

Dom Hummes morreu ontem (4), em sua casa em São Paulo, onde recebia cuidados paliativos por causa de um câncer irreversível.

Em 2013, na eleição do então arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Mario Bergoglio, como papa, dom Hummes o influenciou na escolha do nome Francisco. Após a eleição o papa Francisco contou que dom Hummes, que estava ao seu lado, o abraçou, beijou e disse: “Não se esqueça dos pobres”. “E aquela palavra se gravou em minha cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis”, contou o papa na ocasião.

O papa Francisco enviou hoje um telegrama ao arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer. “Quero assegurar-lhe dos sufrágios que elevo ao Altíssimo pelo eterno descanso deste querido irmão”, disse Francisco.

O papa afirmou que suas preces “são também de gratidão a Deus pelos longos anos” de “dedicado e zeloso serviço” de dom Hummes, “sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Mãe Igreja nos diversos encargos pastorais que lhe foram confiados tanto no Brasil quanto na Cúria Romana, e por seu empenho em anos recentes pela Igreja que caminha na Amazônia”.

Franciscano, o cardeal Cláudio Hummes foi bispo de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza (CE) e de São Paulo. No Brasil, também foi presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Entre 2006 e 2011, foi prefeito da Congregação para o Clero, da Santa Sé. Em nota assinada pelo secretário Andrés Ferrada Moreira, o Dicastério para o Clero enviou “as condolências de S.E. Dom Lazaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério pelo Clero e de todos nós que aqui estamos a serviço da Igreja”. “Que Maria o conduza à presença do Bom Pastor para que seja recompensado pelo abundante bem que ele realizou”, disse.

Confira também: