O Papa Francisco recebeu no Vaticano o Ministro das Relações Exteriores do Iraque, Fuad Mohammed Hussein, na manhã da segunda-feira, 3 de maio.

"Durante a conversa, que durou cerca de 30 minutos, o Santo Padre recordou com gratidão a acolhida que recebeu durante sua recente viagem e dirigiu uma saudação afetuosa ao Iraque e a todo o seu povo, renovando o desejo de que todos 'cresçam solidariamente e a capacidade de reconhecer-se responsáveis pela fragilidade do outro'", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O Papa Francisco visitou o Iraque na 33ª viagem apostólica de seu pontificado, de 5 a 8 de março, tornando-se o primeiro Pontífice a viajar ao país.

Durante sua estadia no país árabe, o Santo Padre convidou as autoridades e a sociedade civil a proteger e reconhecer os direitos de todas as comunidades religiosas e enfatizou a presença milenar dos cristãos no Iraque.

Francisco também se reuniu na Catedral Católica Síria de Nossa Senhora da Salvação com bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas. Naquela reunião, ele se lembrou dos 48 mortos e 70 feridos no ataque terrorista à catedral em 31 de outubro de 2010.

O pontífice também visitou o grande ayatollah Al-Sistani, líder xiita muçulmano de grande influência política e religiosa no Iraque no período pós-guerra.

Outro ponto alto da viagem foi o encontro inter-religioso na planície de Ur, a terra de Abraão.

No voo que o trouxe de volta a Roma, o Santo Padre confirmou o desejo de voltar em breve ao Oriente Médio, em uma visita apostólica ao Líbano.

Confira: