Depois de encontrar-se com os habitantes de Alessano, o Papa Francisco visitou Molfetta e celebrou uma Missa na qual disse que quando conhecemos Cristo ressuscitado devemos anuncia-lo com humildade e coragem.

"A vida cristã tem que ser investida em Jesus e entregada ao próximo. Depois de ter encontrado o Ressuscitado é preciso sair, não obstante todos os problemas e incertezas”.

“A Palavra de Deus liberta, levanta, faz avançar, com humildade e coragem, ao mesmo tempo. Não faz de nós protagonistas que se afirmam e campeões da própria coragem, mas testemunhas genuínas de Jesus no mundo”, assinalou.

Milhares de fieis participaram da celebração realizada no Porto de Molfetta. Em sua homilia, o Papa destacou “dois elementos centrais para a vida cristã: o pão e a palavra”.

“Para a nossa vida é essencial é essencial entrar em relação vital, pessoal com Ele”, indicou. “A Eucaristia é isto: não um rito bonito, mas a comunhão íntima, concreta, surpreendente que se possa imaginar com Deus”.

“A vida cristã recomeça toda vez daqui, desta mesa, onde Deus nos sacia com amor. Sem Ele, Pão da vida, todo esforço na Igreja é em vão”, como recordava Dom Tonino Bello.

O Santo Padre explicou que Cristo “é o pão partido por nós e quem o recebe torna-se, por sua vez, pão partido, que não leveda de orgulho, mas oferece-se aos outros: deixa de viver para si, para o próprio sucesso, para ter algo ou tornar-se alguém; vive para Jesus e como Jesus, isto é, para os outros”.

Mas o pão é "pão de paz" e Francisco disse que “nós, que compartilhamos o Pão de unidade e paz, somos chamados a amar cada rosto, a consolar todas as lágrimas; a ser, sempre e em toda a parte, construtores da paz”.

Com relação à Palavra, disse que às vezes há pessoas que estão preparadas “para discutir as palavras de Jesus, em vez de estarem prontas para acolher a mudança de vida pedida por Ele”.

“Dom Tonino, no tempo da Páscoa, convidava a acolher esta novidade de vida, passando das palavras aos fatos”.

Confira também: