No próximo sábado, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco rezará diante do monumento dedicado à Virgem na Praça de Espanha, em Roma.

Como todos os anos, os cidadãos de Roma e várias organizações presentes na capital italiana se aproximarão do monumento mariano para homenagear a Virgem Maria.

Seguindo a tradição, os primeiros rederem homenagem serão os bombeiros da cidade, em homenagem aos 220 bombeiros que, em 8 de dezembro de 1857, inauguraram o monumento. Em concreto, a delegação dos ‘Vigili del fuoco’ chegará aos pés da coluna de 12 metros de altura na qual a está a imagem da Imaculada Conceição às 7h30 (hora de Roma) e colocarão em seu braço uma guirlanda de flores.

O Pontífice se aproximará da imagem às 16h, acompanhado pelo Vigário da Diocese de Roma, Cardeal Angelo de Donatis, e das autoridades civis. Deste modo, o Papa Francisco realizará a tradição que todos os Pontífices realizam desde 1953.

Antes da chegada do Santo Padre, numerosas organizações e cidadãos colocarão flores aos pés da Virgem Maria. Os Franciscanos da Basílica dos XII Apóstolos se encarregarão de coordenar todo o evento.

Na Praça de Espanha, haverá 120 voluntários da Unitalsi (União nacional italiana de translado de doentes a Lourdes e a outros santuários internacionais), junto com 100 pessoas com deficiência.

O monumento à Imaculada Conceição de Maria da Praça de Espanha em Roma tem uma coluna de 12 metros de altura sobre a qual foi colocada uma imagem da Virgem Maria de bronze feita pelo escultor Giuseppe Obici.

Confira também: