O Papa Francisco disse estar preocupado "com as tensões e conflitos violentos na Colômbia" em uma mensagem pronunciada neste domingo, 9 de maio, ao concluir a oração do Regina Coeli, no Vaticano.

O Santo Padre lamentou os mortos e feridos nos protestos que, desde o último dia 28 de abril, ocorreram na Colômbia com atos de violência entre manifestantes e forças de segurança.

“Quero expressar a minha preocupação com as tensões e conflitos violentos na Colômbia que causaram mortes e feridos”, disse o pontífice.

Em seguida, dirigiu-se a um grupo de peregrinos colombianos presentes na Praça de São Pedro e lhes dedicou algumas palavras: “Há muitos colombianos aqui, rezemos por sua pátria”.

As manifestações começaram no dia 28 de abril com uma greve nacional com o objetivo de protestar contra a reforma tributária promovida pelo presidente Iván Duque.

Embora o presidente tenha retirado a reforma, os violentos protestos, dos quais participam muitos jovens, continuaram.

Os protestos deixaram ao menos 27 mortos e centenas de feridos. Diante desta violência, a Conferência Episcopal da Colômbia emitiu um comunicado no qual pediu “que se detenha, para o bem de todos, a onda de violência e o círculo de morte que estão promovendo”.

Confira também: