Antes de finalizar a Audiência geral da última quarta-feira, 16 de janeiro, o Papa Francisco recordou que na próxima sexta-feira, 18, começará a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos no hemisfério norte, com o tema “Procurarás a justiça, nada além da justiça”.

“Também este ano devemos rezar para que todos os cristãos voltem a ser uma só família, coerente com a vontade divina, que quer que todos sejam um”, disse o Papa, que ressaltou que “o ecumenismo não é uma coisa opcional”.

O Santo Padre explicou que a intenção desta iniciativa será “amadurecer um testemunho comum e concertado na afirmação da verdadeira justiça e no apoio aos mais fracos, através de respostas concretas, adequadas e eficazes”.

O Papa Francisco presidirá a celebração das vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros no próximo dia 18 de janeiro. Tradicionalmente, o Pontífice conclui as celebrações desta semana, mas este ano, estará no Panamá por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

O site do Vaticano, criado para fornecer materiais que permitem a reflexão na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, recorda que as datas de celebração desta semana “foram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), para cobrir os dias entre a festa de São Pedro e São Paulo, que têm um significado profundo”.

No hemisfério sul, onde janeiro é tempo de férias de verão, explicam, “as igrejas frequentemente adotam outras datas para celebrar a Semana de Oração, por exemplo próximo a Pentecostes (sugerido pelo movimento Fé e Constituição, em 1926), que também é uma data significativa para a unidade da Igreja ".

Confira também: