O Papa Francisco pediu aos Padres sinodais que participam do Sínodo dos Bispos, que ocorre em Roma até o próximo 27 de outubro, que escutem o Espírito Santo, porque o “Espírito Santo é o ator principal do Sínodo”.

"O amor que o Espírito Santo deposita em nós nos impulsiona ao anúncio de Jesus Cristo, um anúncio que, todos sabemos, não deve ser confundido com proselitismo", assinalou o Pontífice no discurso pronunciado durante a sessão de abertura do Sínodo.

Explicou que “Sínodo é caminhar juntos sob a inspiração e a guia do Espírito Santo. O Espírito Santo é o ator principal do Sínodo. Por favor, não vamos jogá-lo para fora da sala!”, pediu Francisco.

O Pontífice sublinhou o grande trabalho preparatório do Sínodo sob o impulso do Espírito Santo: “Foram realizadas consultas, discussões nas conferências episcopais, no Conselho Pré-sinodal, elaborou-se o Instrumentum laboris, que, como sabem, é um texto mártir destinado a ser destruído, porque é como ponto de partida para o que o Espírito vai fazer em nós. E, agora, nós devemos caminhar sob a guia do Espírito Santo”.

"Agora devemos deixar que o Espírito Santo se expresse nesta assembleia, se expresse entre nós, se expresse conosco através de nós e se expresse apesar de nós".

Em seguida, o Papa Francisco sublinhou como será o trabalho dos Padres sinodais "para garantir que essa presença do Espírito Santo seja fecunda".

Em primeiro lugar, e acima de tudo, "rezar". “Irmãs e irmãos, peço que rezemos muito. É preciso também refletir, dialogar, escutar com humildade, sabendo que eu não sei tudo e falar com coragem, com paresia, mesmo que tenha que passar vergonha, discernir e tudo isso dentro, custodiando a fraternidade que deve existir aqui dentro”.

Finalmente, como foi feito no Sínodo sobre os jovens em outubro de 2018, o Papa propôs que, para favorecer essa “atitude de reflexão, oração, discernimento, de ouvir com humildade e falar com coragem, depois das quatro intervenções haverá um espaço de quatro minutos de silêncio”.

Confira também: