Depois da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco pediu, no contexto do Dia Mundial da Água instituído pela ONU há 25 anos, que o acesso à água potável se torne “um bem de todos”.

O Santo Padre realizou este pedido quando saudou os participantes da Convenção “Bacias hidrográficas: reabastecer os valores da água para um mundo sedento”, promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura, e o Capitólio Argentino do Clube de Roma.

O Santo Padre recordou que, precisamente na terça-feira, também foi celebrado o Dia Internacional dos Bosques, estreitamente vinculado ao Dia Mundial da Água.

“Que este encontro seja uma nova etapa no empenho conjunto de várias instituições para sensibilizar sobre a necessidade de cuidar da água como um bem de todos, revalorizando também seu significado cultural e religioso. Encorajo, em particular, o vosso esforço no campo educativo, com propostas voltadas às crianças e aos jovens”, disse o Pontífice em sua saudação.

Neste ano, o Dia Mundial da Água tem como lema “Águas residuais”. O objetivo é que a população tome consciência de que a maior parte das águas residuais geradas nos lares, cidades, indústrias e atividades agrícolas regressam ao meio ambiente sem terem sido depuradas.

Além do grave prejuízo que isso causa ao ecossistema, as águas residuais provocam sérios problemas de saúde para a população.

Segundo dados da ONU, 630 milhões de pessoas carecem de água potável de qualidade no mundo. Desde o ano 1900, 11 milhões de pessoas morreram e 2 bilhões foram afetadas pela falta de acesso à água potável.

Confira também: