O Papa Francisco nos convidou a rezar juntos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que acontece de 18 a 25 de janeiro no hemisfério norte do mundo.

Em uma mensagem enviada através da sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt, o Santo Padre recordou que o tema em 2021 desta iniciativa promovida pelo Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos Cristãos e pelo Conselho Ecumênico das Igrejas é “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”.

O tema deste ano é baseado no capítulo 15 do Evangelho de João, no qual Jesus descreve uma parábola sobre a vida e os ramos para destacar a importância de estarmos unidos no amor de Deus.

 

Como é tradição, o Papa irá à Basílica de São Paulo Extramuros rezar as Vésperas com os representantes das confissões cristãs presentes em Roma no dia 25 de janeiro, Solenidade da Conversão do Apóstolo São Paulo.

As datas da celebração desta semana foram propostas em 1908 pelo anglicano Paul Watson para abranger o período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo, que têm um profundo significado.

No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias de verão, explicam, “as igrejas frequentemente adotam outras datas para celebrar a Semana de Oração, por exemplo em torno de Pentecostes (sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), o que representa também outra data significativa para a unidade da Igreja”.

Todos os anos, os organizadores da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos convidam a rezar pelas Igrejas e cristãos de diferentes confissões. Para fazer isso, oferecem uma série de orações, reflexões e esquemas de celebração.

Os materiais para este ano foram feitos pela comunidade monástica feminina de Grandchamp na Suíça.

O programa de oito dias propõe um tema para reflexão e uma passagem bíblica.

Dia 1: Chamado por Deus: “Vós não me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15, 16a).

Dia 2: Amadurecendo internamente: "Permanecei em mim, como permaneço em vós" (Jo 15, 4a).

Dia 3: Formando um só corpo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12b).

Dia 4: Orando juntos: "Já não vos chamo servos… chamo-vos amigos" (João 15, 15).

Dia 5: Deixando-se transformar pela Palavra: “Vós já estais purificados pela palavra” (cf. Jo 15, 3).

Dia 6: Acolhendo outros: “Ide produzir frutos, frutos que permaneçam” (cf. Jo 15, 16b).

Dia 7: Crescendo na unidade: “Eu sou a vinha, vós sois os sarmentos” (João 15, 5a).

Dia 8: Reconciliando com toda a criação: “Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (João 15, 11).

Mais em

Para acessar os Materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e para o resto do ano de 2021, clique AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: