Ao dirigir a oração do Ângelus hoje (13), no Vaticano, o papa Francisco encorajou a perseverar na construção do bem a cada dia, permanecendo constante na oração.

"Se perseverarmos – recorda-nos Jesus –, não temos nada a temer, nem mesmo nos tristes e difíceis momentos da vida, nem mesmo no mal que vemos ao nosso redor, porque permanecemos ancorados no bem", disse.

Francisco convidou a se perguntar: “Minha oração e meu serviço dependem das circunstâncias ou de um coração firme no Senhor?”. "Jesus nos pede que sejamos 'severos', disciplinados, persistentes no que importa para Ele, no que importa".

“Evitemos dedicar a nossa vida a construir algo que mais tarde será destruído, como aquele templo, esquecendo-nos de construir o que não desmorona, de construir sobre a sua Palavra, sobre o amor, sobre o bem. Isso não passa", recomendou.

O papa Francisco destacou que a perseverança “é construir o bem todos os dias. Perseverar é permanecer constantes no bem, especialmente quando a realidade circundante impele a fazer outra coisa”.

Ao citar alguns exemplos, o papa convidou a avaliar “se faço um serviço na Igreja, para a comunidade, para os pobres, mas vejo que tanta gente em seu tempo livre só pensa em se divertir, e então me dá vontade de abandonar e fazer como eles. Porque não vejo os resultados, fico chateado, não fica feliz”.

“Perguntemo-nos: como está a minha perseverança? Sou constante ou vivo a fé, a justiça e a caridade de acordo com os momentos: se dá vontade rezo, se me convém sou correto, disponível e prestativo, enquanto, se estou insatisfeito, se ninguém me agradece, deixo de sê-lo?”.

Por fim, o papa invocou a intercessão da Virgem Maria, "serva do Senhor perseverante na oração" para que "fortaleça a nossa constância".

Confira também: