O papa Francisco alertou na reflexão antes do Ângelus de hoje (4) sobre a hipocrisia, que definiu como “o perigo mais grave”.

“Qual é o segredo de João Batista?”, perguntou o papa aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste segundo domingo do Advento.

Citando como exemplo a figura de João apresentada no evangelho, Francisco afirmou que ele “era um homem alérgico à duplicidade”.

O papa destacou a duplicidade dos fariseus que se aproximaram de João Batista, mas “não acolhiam a ocasião de graça, a oportunidade de começar uma nova vida”.

O papa Francisco disse que “a hipocrisia é o perigo mais grave, porque pode arruinar até as realidades mais sagradas”.

Além disso, afirmou que “para acolher a Deus não importa a bravura, mas a humildade”. “É preciso descer do pedestal e mergulhar na água do arrependimento”, disse.

Para o papa Francisco, as “reações alérgicas” de João deveriam nos fazer refletir e nos perguntar: “Não somos também nós, às vezes, um pouco como aqueles fariseus?”.

“Talvez olhemos os outros de alto a baixo, pensando ser melhores do que eles, de ter o controle da nossa vida, de não ter a cada dia a necessidade de Deus, da Igreja, de nossos irmãos”, disse.

O papa Francisco afirmou que “o Advento é um tempo de graça para tirar nossas máscaras e colocar-nos em fila com os humildes”.

Francisco também convidou a, durante este tempo, "libertar-nos da presunção de nos acharmos autossuficientes, para ir confessar nossos pecados, aqueles escondidos, e aceitar o perdão de Deus, para pedir desculpas a quem ofendemos".

“Assim começa uma nova vida. E só há um caminho, o da humildade: purificar-nos do senso de superioridade, do formalismo e da hipocrisia”, acrescentou,

O papa pediu para "ver nos outros irmãos e irmãs, pecadores como nós, e em Jesus o Salvador que vem para nós, não para os outros, para nós, assim como somos, com as nossas pobrezas, misérias e defeitos, sobretudo com a nossa necessidade de sermos elevados, perdoados e salvos”.

“E lembremo-nos ainda de uma coisa: com Jesus, sempre existe a possibilidade de recomeçar. Este é um tempo de conversão. Sempre há uma oportunidade de dar um passo à frente. Sempre", disse o papa.

Por fim, o papa Francisco pediu que “não deixemos passar este Advento como os dias do calendário, porque é um tempo de graça para nós, agora, aqui”.

Confira também: